Coala

Os coalas, animais-símbolo da Austrália, estão sob ameaça de extinção, porque o crescimento urbano na costa leste da ilha está destruindo seu frágil habitat, segundo ambientalistas. A Fundação dos Coalas da Austrália pediu ao governo que ponha essa espécie na lista das ameaçadas de extinção. A entidade analisou mil habitats e concluiu que 60% deles foram destruídos e em 30 por cento não há mais coalas.
“Realmente acho que, antes de eu morrer, o coala será extinto, a não ser que façamos algo”, disse Deborah Tabarat, diretora-executiva da fundação.

Os coalas são protegidos por lei, mas os eucaliptos, sua única fonte de alimento, não. Em 1788, quando a Austrália começou a ser colonizada, havia entre 7 e 10 milhões de coalas. Agora, só restam 100 mil. Na década de 1920, 3 milhões de coalas foram mortos para que a indústria aproveitasse suas peles. “Em 15 anos você não verá um só coala a oeste da fronteira”, disse ela, referindo-se à Grande Fronteira Australiana, as montanhas que dividem a costa leste do país da sua zona rural.

Os coalas selvagens só existem em quatro dos seis Estados da Austrália: Queensland, Nova Gales do Sul, Vitória e Austrália do Sul. Esse marsupial não tem inimigos naturais, mas durante décadas sua população vem diminuindo por causa da destruição dos habitats, de atropelamentos e ataques de cães – esses dois últimos tipos de incidentes matam mais de 4 mil coalas por ano, segundo a página da fundação (www.savethekoala.com)

A população mais estável de coalas na ilha está no sudeste de Queensland, mas os cerca de 10 mil animais que lá vivem também podem ser extintos nos próximos 15 anos, segundo Tabarat. Essa é a região que mais se urbaniza no país. Nos últimos oito anos, segundo ela, 10 mil exemplares podem ter morrido no bosque e outros 16 mil foram levados a clínicas depois de serem atropelados ou mordidos por cães.

Ter o habitat destruído é um problema que causa maior impacto sobre os coalas do que sobre outros animais. É que eles vivem no alto dos eucaliptos e são exigentes com a comida – das cerca de 600 espécies dessa árvore que há na Austrália, os coalas só se alimentam de 120, ou muito menos. Um coala adulto come até um quilo de folhas por noite.

fonte:www.noticias.terra.com.br