Categoria ‘Consultoria familiar’

PostHeaderIcon Dormir fora de casa – Como os pais podem proceder

dormir-fora-de-casa

As crianças normalmente são convidadas para festas do pijama, passar a noite na casa de um coleguinha de aula ou com um parente. No geral, entre seis e oito anos, qualquer criança vai estar preparada para estas aventuras, que irão partilhar confidências e jogos, descobrindo uma forma diferente de interagir com seus amigos fora do ambiente do lar e da escola. Além disso, deixar uma noite fora é uma maneira de mostrar que você confia nele, algo que vai reforçar a sua autoestima.

Antes dele sair de casa, enquanto prepara as coisas que vão levar para a casa do amigo ou parente, dê-lhe orientações de como se comportar e cumprir com suas responsabilidades pessoais e sociais.

Converse com os pais do amigo sobre as rotinas do seu pequeno, o que ele faz antes de ir dormir, refeições que ele não gosta ou como resolver as dificuldades que possam surgir.

Embora ele adore a ideia, você não pode deixar de levar em conta que durante a noite ele pode sentir saudades e chorar, toda criança precisa de um tempo para se adaptar a novas situações, isso indica que ele ainda não está preparado completamente para essa experiência.

Se isso acontecer com o seu filho, fale com ele e pergunte quais os seus medos, é bom que você o acompanhes nas próximas partidas, de pouco a pouco, você vai ver ele ir se desvinculando. Lembre-se também que a superproteção não favorece o seu desenvolvimento, é importante você não exagerar no controle experiência da criança, pois ele pode sentir sua insegurança, e ele mesmo se tornar inseguro.

Dê ao seu filho a oportunidade de viver suas próprias experiências, pois isso vai ajudar a promover a sua autonomia e habilidades sociais, além disso, ele passar a noite fora de casa será inesquecível.

Ikids