Categoria ‘Culinária infantil’

PostHeaderIcon Como preparar uma ceia de Ano-Novo sem traumas para os seus filhos

É possível prevenir a intoxicação alimentar das crianças na época de festas

Tamara Foresti e Thais Lazzeri

criancas

Todo ano é a mesma história: enquanto você prepara a ceia para a virada de ano torce para que seu filho não tenha uma indigestão com tanta comida – e comida diferente! É a tia com um monte de doces, o avô com um pedaço gordo de pernil, o amigo que o instiga a experimentar alimentos que, normalmente, estão fora da rotina…

Assim como é impossível controlar o que os parentes colocam na boca do garoto, fugir dos temperos fortes é missão quase impossível. “Nesta época os pais comem mais e, conseqüentemente, patrocinam a indisciplina alimentar dos filhos”, diz Ary Lopes Cardoso, nutrólogo e pediatra. “A família se reúne para visitar os conhecidos e, em cada casa que param, fazem uma boquinha”, afirma. Mas o que fazer? Para o especialista, não existe saída milagrosa. O melhor é manter o cardápio da molecada, de preferência alimentando-os antes de sair, ou escolher pratos leves das festas, como o peru. E abra o olho, pois alterações na pele, cólicas, vômito ou diarréia podem ser indicativos de uma intoxicação. Neste caso, o melhor é consultar um médico.

Alimentos que podem causar intoxicação:

Sementes oleaginosas
Pistaches, amêndoas, nozes, amendoim, castanhas e avelãs são indigestos se
consumidos em excesso. Evite chocolates com esses ingredientes

Carne de porco
Campeã em gorduras, é de difícil digestão, principalmente quando aliada às temperaturas quentes do verão

Frutas secas
Ameixas e damascos são típicos de festas natalinas. Escolha com cuidado, pois se estragam facilmente

Refrigerante
Além de alterar o apetite, a bebida funciona como catalisador para dores abdominais quando o estômago já está fragilizado.

http://revistacrescer.globo.com

PostHeaderIcon Sobremesa para crianças – Milk Shake

INGREDIENTES:

1/4 de xícara de frutas frescas ou congeladas amassadas;
1/3 de xícara de sorvete de baunilha;
1/3 de xícara de leite;
4 cubos de gelo


milkshak

MODO DE FAZER:

Coloque a fruta, o sorvete de baunilha, o leite e o gelo em um liquidificador ou em um processador de alimentos e processe até obter um líquido denso e liso. Despeje em um copo ou xícara e sirva imediatamente.

1 porção

Sempre que for possível, use frutas frescas para fazer sucos em vez de usar sucos engarrafados ou concentrados.


PostHeaderIcon Culinária para crianças – Croquete de Frango

croquetefrango

As crianças adoram frituras, apesar de não ser um alimento ideal, vale a pena de vez por outra incrementar o cardápio dos baixinhos com receitas mais calóricas à base de frituras de carboidratos e proteínas. Aqui nós deixamos uma dica gostosa.

INGREDIENTES:

4 batatas sem casca picadas; 30g de manteiga ou margarina; 1 ovo ligeiramente batido; 185 g de frango cozido picado; 1 colher de sopa de salsinha fresca picada; 3 xícaras de farinha de rosca feita com pão amanhecido; óleo para fritura.

PREPARO:

1 -Cozinhe as batatas em água fervente, no vapor ou no microondas até estarem macias. Coloque as batatas e a manteiga ou margarina em uma tigela e amasse.

2 – Acrescente o ovo, o frango e a salsinha à mistura de batatas e mexa para mistura em forma de um croquete. Empane na farinha de rosca. Coloque sobre um prato forrado com filme transparente de PVC e deixe na geladeira por 15 minutos. Repita a operação com a mistura restante.

3 – Aqueça o óleo em uma frigideira em fogo médio até estar quente. Acrescente os croquetes e frite-os por 3-4 minutos de cada lado ou até dourarem. Escorra em papel absorventes.

Rendimento: 6-8 unidades

Dica: Se quiser variar, pode usar atum ou salmão em lata no lugar do frango.