Churrascada Especial Dia dos Pais

Dicas para preparar uma churrascada inesquecível
Fazer um churrasco significa submeter a carne ao calor – lento e constante – do braseiro, dourando a superfície, assando o interior, modificando sua consistência e tornando-a suculenta, macia e saborosa.
Embora seja aparentemente fácil de preparar, o sucesso de uma churrascada reside em alguns segredos: a escolha da carne, os apetrechos, a quantidade de carne, os acompanhamentos, as bebidas e as sobremesas.

Que carne comprar ?
É fundamental que a carne seja de excelente qualidade, isto é, proveniente de um fornecedor de absoluta confiança.Dê preferência às carnes maturadas – produtos embalados à vácuo e prontos para a grelha-, pois são ideais para esse tipo de preparação.Os melhores cortes para churrasco são picanha, maminha, fraldinha, miolo de alcatra, filé mignon, contrafilé, cupim e costela.

Que tempero usar?
Sal grosso é o mais utilizado: deve ser aplicado apenas na hora em que a carne vai para o fogo.

Marinada: tempero composto, em geral de vinho, vinagre, limão, louro, sal, alho, cebola, pimenta, etc., onde a carne fica de molho por algumas horas ou de um dia para o outro.

Ervas: uma combinação feita geralmente de tomilho, salsa, alecrim, hortelã, manjericão etc., misturada com sal e outros condimentos (como pimenta, vinagre, mostarda), é usada pelo churrasqueiro para pincelar a carne durante o cozimento.

O Braseiro
Há muitas maneiras de acender o fogo e transformá-lo num bom braseiro. O básico é colocar um pedaço de pão duro ou um pano velho embebido em álcool no meio do carvão tradicional e atear fogo.

Acenda o fogo com uns 30 ou 40 minutos de antecedência para que a fumaça não deixe gosto e cheiro na carne.

Fonte: www.ambaragencia.com.br