Pato mergulhão

Nome Vulgar: Pato mergulhão
Nome Científico: Mergus octosetaceus (Vieillot, 1817)
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae

Habitat: Vive em zonas montanhosas com cursos de águas limpas e rápidas, ladeadas por florestas ciliares. A pureza das águas constitui um factor condicionante da sua presença.

Características: É um pequeno pato com 49-56cm de comprimento e com uma longa crista. Tem a cabeça de cor verde-petróleo /metalizado. O peito é cinzento pálido malhado de preto e um abdómen esbranquiçado. Dorso verde-escuro. Asas com um espelho branco. Bico longo, escuro e serrilhado. Patas de cor rosada-lilás. O macho possui um longo e compacto penacho traseiro que na fêmea é mais pequeno e fraco. Vocalização: emite um som para chamar áspero e seco “jrrec”.

Comportamento: Percorre o curso dos cursos de água, mergulhando e pescando. A ave alimenta-se de pequenos peixes como lambari, larvas de insectos e caramujos. Nidifica nos troncos ocos, podendo ter até quase 4 crias.

Distribuição: Esta ave está extinta no Paraguai, quase extinta na Argentina e no Brasil. Estima-se que a sua população se reduz a 50 casais, 20 dos quais vivem no Parque Nacional brasileiro de Serra Canastra. Os biólogos consideram esta ave, uma das mais raras. O Homem, destruindo o seu habitat, contribui para o seu desaparecimento.